O Parque do Povo, em Campina Grande, viveu, na noite deste domingo (15), um daqueles momentos que misturam saudade, emoção e redescoberta. Apostando em sucessos que marcaram o forró romântico dos anos 1990, as bandas Limão com Mel, Mastruz com Leite e Cavalo de Pau transformaram o palco principal do São João de Campina Grande em uma máquina do tempo, com o detalhe de que grande parte do público eram jovens que nem eram nascidos quando essas músicas estouraram.
As atrações da noite deste domingo (15) foram três das principais representantes do chamado “forró eletrônico”, estilo musical que ganhou força a partir dos anos 1990 e consolidou as bandas Limão com Mel, Mastruz com Leite e Cavalo de Pau no cenário nordestino. A banda Mastruz com Leite, inclusive, retornou ao São João de Campina Grande após vários anos longe do evento.
“Hoje, o forró das antigas está bem atual”, pontuou Eliane Fernandes, vocalista da banda Cavalo de Pau.
Com repertórios marcados por temáticas românticas e forte presença de instrumentos como teclado, guitarra e bateria eletrônica, esses grupos ajudaram a popularizar uma nova vertente do forró, que passou a ocupar espaços de grande visibilidade no circuito musical da época. No São João 2025 de Campina Grande, essas mesmas bandas retornaram ao palco principal com apresentações focadas justamente nos sucessos que moldaram esse período.
Limão com Mel, que subiu ao palco no início da madrugada desta segunda-feira (16), trouxe no repertório canções como “Toma conta de mim”, “Anjo querubim” e “De janeiro a janeiro”. A banda Mastruz com Leite apresentou sucessos como “Saga de um vaqueiro” e “Razões”, enquanto Cavalo de Pau mostrou ao público os clássicos como “Sede de te amar” e “Passos na areia”, que marcaram sua trajetória.
O que se viu no Parque do Povo refletiu um fenômeno que vem ganhando espaço num recorte de tempo recente: a redescoberta do chamado “forró das antigas”. É um movimento que tem reconectado artistas às origens de suas carreiras e reacendido o interesse por composições que foram sucesso nas décadas de 1990 e 2000. Este resgate tem aparecido em projetos autorais, como o “Bem-vindo ao meu mundo”, de Wesley Safadão, e a turnê “O Forró é Pop”, de Xand Avião, ambos com destaque no São João 2025.
A visão das bandas tradicionais de forró sobre essa revisitação aos sucessos do passado é de que o movimento contribui para manter o gênero vivo, resgatando a memória afetiva do público mais velho e, ao mesmo tempo, despertando o interesse de quem está tendo contato com essas canções pela primeira vez.