GeralNewsPolítica

Pesquisa Ipec: avaliação positiva do governo Lula atinge 37% de “ótimo” e “bom”

Pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (9) mostra que a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou para baixo. A parcela dos eleitores que consideram a gestão do atual presidente como “boa” ou “ótima” passou de 39% para 37% em relação a abril.

O número está dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Já as avaliações de “ruim” ou “péssima” aumentaram de 26% para 28%. Os que consideram o atual mandato do petista como “regular” também aumentou, saindo de 30% para 32%.

Ambos os dados também estão dentro da margem de erro considerada pelo instituto de pesquisa.

A pesquisa Ipec mostra, ainda, que 53% aprovam a maneira como Lula está governando, enquanto 40% disseram desaprovar. Em março, 57% diziam aprovar o jeito que o atual chefe do Executivo administra o país.

A pesquisa Ipec, contratada pelo jornal “O Globo”, tem intervalo de confiança de 95% e entrevistou presencialmente 2 mil pessoas entre os dias 1° e 5 de junho.

Segundo o levantamento, o eleitorado que vive mensalmente com até um salário mínimo é o que mais aprova o governo Lula (43%). No entanto, esta faixa também apresentou variação negativa, uma vez que em abril eram 53%.

Na parcela mais rica da amostra, com ganhos acima de cinco salários mínimos por mês, o percentual que avaliam a atual gestão como bom e ótima passou de 30% para 36%.

Adesão a Lula

Pesquisa Ipec mostra também que entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 8% consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom, e 33% como regular, resultando em um montante de 41% dos apoiadores de Bolsonaro que não veem a gestão do petista como negativa.

A maioria dessa parcela (56%), por outro lado, avalia o terceiro mandato de Lula como ruim ou péssimo.

Já entre aqueles que votaram em Lula, 68% avaliam seu governo como ótimo ou bom e 27% dizem ser regular. Nesta faixa, apenas 3% consideram a atual gestão como ruim ou péssima.

Ainda segundo o levantamento, 19% daqueles que optaram por Bolsonaro indicaram aprovar a maneira de governar de Lula. E 16% dizem confiar no atual presidente.

Outro recorte feito pela pesquisa Ipec se dá com relação ao apoio ao governo Lula entre eleitores que votaram em branco ou nulo no segundo turno das eleições. Neste segmento, os que apontam a gestão como ruim ou péssima são minoria (33%). A maior parte dessa população considera o governo como regular (43%) e 17% avaliam como ótimo ou bom.

Por outro lado, a maioria desaprova a maneira de o petista governar (47%) e não confia no atual presidente (64%).

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.