Paraíba registra a menor ocupação de leitos de hospitais desde o início da pandemia

As internações por Covid-19 na Paraíba apresentaram queda expressiva em novembro, quando comparadas aos meses anteriores. Ao todo foram regulados 264 pacientes, sendo 182 na enfermaria e 82 em unidades de terapia intensiva. O quantitativo é o mais baixo desde abril de 2020. Os dados são do Centro Estadual de Regulação Hospitalar.

A Paraíba chegou a ter 2.365 regulações de pacientes acometidos pelo novo coronavírus em um único mês. Em março deste ano, 1.151 pacientes estavam internados em enfermarias e 854 ocupavam os leitos de UTI. De acordo com o secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros, esse é um quadro muito diferente da situação atual, na qual os números totais de regulações não representam nem a metade dos casos do período mais crítico.

“Olhando para este panorama, nós temos a certeza de que a vacina, bem como os cuidados preventivos e medidas não farmacológicas surtiram o efeito desejado, com a diminuição dos casos graves do vírus. Este mês de novembro apresenta ainda uma queda de 18% no número de internações em UTI e 11% nas enfermarias, em relação ao mês de outubro, com uma redução geral de 13% nestas internações”, celebra o secretário.

Atualmente, a Paraíba possui 80,26% da população com idade a partir de 18 anos com esquema vacinal primário completo.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que medidas de proteção individual como o uso de máscaras e a não participação de aglomerações ainda não extremamente necessárias no combate à pandemia.

Fonte: Portal Correio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.