GeralNews

Lula reclama de espaço do avião presidencial e quer comprar uma nova aeronave “O petista quer um avião com quarto de casal maior e escritório”

O presidente Lula (PT) está se queixando do atual avião presidencial usado. Durante o almoço com o Alto-Comando da Aeronáutica, o petista reclamou da falta de espaço e autonomia das aeronaves da Presidência, de acordo com a jornalista Thaís Oyama, colunista do UOL.

Lula pediu que a Aeronáutica avalie a compra de um novo avião ou que reforme o Airbus A330 da Força Aérea Brasileira (FAB). O presidente reclamou do espaço da aeronave e quer ampliar o quarto de casal e criar um escritório no avião.

Segundo Thaís, o petista deixou a reunião com catálogos de aeronaves e o projeto de reforma do Airbus A330.

Veja detalhes dos aviões usados por Lula:

  • Airbus A319: Rebatizado de Santos Dumont, é o principal avião presidencial brasileiro e foi comprado no primeiro mandato do presidente Lula em 2003. Na época a aeronave foi apelidada de ‘Aerolula’. O avião possui suíte, sala de reunião, tem cerca de 34 metros de comprimento e envergadura, e de 12 metros de altura.
  • Airbus A330: A aeronave foi incorporada à Força Aérea Brasileira (FAB) em julho de 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foi o primeiro Airbus A330 a ser convertido em avião-tanque sob o programa KC-30 da FAB. O modelo não é adaptado como avião presidencial e possui 30 assentos-cama na classe executiva e 222 poltronas na econômica. É o maior avião da história da Força Aérea Brasileira, com 59 metros de comprimento.

Fone: Diário do Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.