O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (09), que a “Ponte do Futuro” estará totalmente concluída até 2026. A construção pretende ligar as cidades de Cabedelo, Lucena e Santa Rita, facilitando a locomoção.
Uma audiência pública foi marcada para esta terça-feira (10), em Santa Rita, para apresentar os estudos ambientais à população e dar início ao projeto. Além disso, o governador revelou sua preocupação em reduzir ao máximo os impactos negativos no meio ambiente.
“Atualmente estamos realizando a sondagem das fundações da ponte. É uma obra que estamos fazendo com muito cuidado para ter o mínimo impacto ambiental possível, como a construção de pilares dentro do rio. Não vamos realizar aterros dentro da água e queremos que a obra cumpra seu cronograma de dois anos, ficando pronta para ser usada em 2026”, afirmou João Azevêdo.
Sobre a construção
As obras terão início no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. O projeto consiste na construção de duas pontes: a primeira terá uma extensão de 2 km, e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, e terá pista de 7,2 m, pista de passeio com 3,3 m, ciclovia de 2,5 m e acostamento de 2,5 m.
Já a segunda ponte terá uma extensão de 420 m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.
A intervenção na mobilidade urbana ainda contará com um viaduto sobre a linha férrea de 40 m e um mirante.
O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.
Portal Correio