EducaçãoGeralNews

INSTITUTO ÁQUILA: Mari está entre os 20 municípios com pior avaliação na educação da Paraíba

Dando continuidade a série de matérias onde mostra um levantamento realizado pelo Instituto Áquila dos municípios mais bem avaliados no Índice de Gestão Municipal, que permite identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstancia temporal de realização da pesquisa. Vale salientar que os dados são atualizados em tempo real, podendo haver modificações a qualquer momento.

O município de Mari localizado na Zona da Mata Paraibana, ocupa a 19ª posição entre as 20 cidades com pior nota da educação pública do estado. Os dados foram colhidos no dia 28 de julho e permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa.

Os números destes levantamentos feitos pelo Instituto Áquila, e permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. De acordo com o instituto, as Cidades Excelentes são aquelas que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os seus cidadãos. Uma cidade excelente deve estar em equilíbrio para promover serviços eficientes à sua população. E para traduzir em um único número o indicador que mede o nível de excelência de um município, foi criado o IGMA.

A plataforma foi criada com um olhar municipal. Assim, o Aquila busca engajar a população e os gestores municipais na busca pela melhoria do serviço público e o consequente ganho de qualidade de vida da população. Com essas informações, é possível ao gestor público aprofundar e estratificar as análises dos indicadores que sustentam cada pilar do município, identificando assim quais são as restrições e onde ele deve atuar para promover excelência.

Além disso, o grupo Bandeirantes criou o Prêmio “Band Cidades Inteligentes”, em parceria com o Instituto Aquila, com o objetivo de premiar as cidades que obtêm os melhores resultados a partir da avaliação realizada pelo IGMA.

Na matéria de hoje, vamos apresentar aos leitores as 10 cidades paraibanas com o pior desenvolvimento em gestão de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, onde são analisados os seguintes fatores:

Indicadores de Governança Monitorados:

Educação
Analfabetismo 15 anos ou mais (%) – ⇩
Expectativa de anos de estudo (Anos) – ⇧
Taxa de abandono anos finais Ensino Fundamental (%) – ⇩
Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental (%) – ⇩
Gasto com educação por aluno por ponto do IDEB (R$) – ⇩
Resultado IDEB Anos Finais Ensino Fundamental (Nota) – ⇧
Resultado IDEB Anos Iniciais Ensino Fundamental (Nota) – ⇧
Distorção Idade-Série Ensino Fundamental (%) – ⇩
Acesso à educação infantil (%) – ⇧
Aplicação do mínimo constitucional em Educação (Sim=1 ou Não=0) – ⇧
Aplicação mínima do FUNDEB (Sim=1 ou Não=0) – ⇧
Aplicação mínima do FUNDEB Magistério (Sim=1 ou Não=0) – ⇧

Fonte: Da Redação com Polêmica Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.