Com a suspeita de exploração da imagem de menores de idade, o Ministério Público da Paraíba abriu investigação contra o digital influencer paraibano Hytalo Santos. Nesta terça-feira (17) a apuração foi divulgada e inclui denúncias feitas pelo Conselho Tutelar de Bayeux e um processo anônimo na capital paraibana.
Segundo a promotora de Justiça Ana Maria França, há um procedimento na Promotoria de Justiça que apura denúncias contra Hytalo. No momento, está sendo seguido o procedimento de apuração dos conteúdos postados pelo influenciador, assim como a relação de Hytalo com as pessoas que aparecem e a idade delas.
As acusações alegam que os vídeos publicados por Hytalo mostram crianças e adolescentes em situações inapropriadas para as respectivas idades. Embora não possuam vínculo formal de adoção, os menores que aparecem no conteúdo são chamados de “filhos” por Hytalo.
O influenciador acumula 17 milhões de seguidores no instagram e 7 milhões no Youtube.
Após a repercussão da investigação, Hytalo negou as acusações por meio de sua equipe jurídica. Ele alegou que as denúncias são de pessoas que buscam “autopromoção”. Confira a nota na íntegra:
“Hytalo não é denunciado pelo MPPB. Ocorre de internautas realizarem falsas acusações, por vezes produzindo ataques a sua honra, a fim de se promoverem com isso. E se dessas acarreta algum procedimento, esse tramita em sigilo, mas conta sempre com a postura da assessoria jurídica de Hytalo para reestabelecer a verdade e arquivá-los. Todo conteúdo que é produzido pela equipe de Hytalo Santos observa estritamente as regras e diretrizes das próprias plataformas em que são divulgados e ainda a um compliance rigoroso para evitar qualquer infração legal.”
Anna Barros/ Portal WSCOM