Daniella Ribeiro pede que grávidas e puérperas sejam incluídas em grupos prioritários para vacina da Covid-19

Daniella Ribeiro, senadora pelo Progressistas-PB, apresentou projeto de lei nesta terça-feira (16) para que grávidas e puérperas sejam incluídas nos grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19. A senadora tomou a iniciativa de pedir a prioridade para grávidas e puérperas após ser alertada por médicos que relatam a gravidade da doença quando acometem gestantes e puérperas, ainda que elas não tenham comorbidades.

O projeto, se aprovado, altera a lei que dispõe sobre a organização das ações de Vigilância Epidemiológica, sobre o Programa Nacional de Imunizações. “Sabemos que o ideal é que toda a população seja vacinada, e essa é a nossa maior luta. Todos precisam da vacina, mas enquanto enfrentamos a escassez, precisamos priorizar os mais vulneráveis, entre eles as grávidas e puérperas”, afirmou a senadora.

Se aprovado, o projeto garantirá a vacinação de grávidas e puérperas logo após o grupo de pessoas com mais de 65 anos de idade. Na justificativa, a senadora destacou a o alerta repassado por profissionais de saúde sobre o maior risco de mulheres grávidas desenvolverem a Covid-19 de forma grave. Inicialmente não recomendada para esse público, agora a Organização Mundial de Saúde recomenda que cada situação seja discutida e analisada entre médico e paciente. A própria OMS também alerta para os riscos da Covid-19 em grávidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *