Com paraibanos no elenco, Botafogo vence São Paulo e conquista o tricampeonato brasileiro

Neste domingo (8), o Botafogo derrotou o São Paulo por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, e levantou a taça do Campeonato Brasileiro, somando-o à conquista inédita da Libertadores neste mesmo ano. Carlos Alberto, Hugo Neto e Tiquinho Soares, paraibanos, fazem parte do elenco que garantiu mais um título histórico para o time da Estrela Solitária.

Com 79 pontos, seis a mais que o Palmeiras, o Botafogo encerrou o Brasileirão como campeão absoluto. O time marcou 59 gols e sofreu apenas 29, firmando-se como a melhor defesa da competição e o terceiro melhor ataque.No duelo contra o São Paulo, bastava um empate para o Botafogo garantir o título. Mas a equipe alvinegra não se acomodou e abriu o placar ainda no primeiro tempo, aos 36 minutos, com um gol de Savarino. O camisa 10 aproveitou uma bela jogada coletiva iniciada por Marlon Freitas e Igor Jesus, colocando os cariocas na frente.No segundo tempo, o São Paulo empatou aos 17 minutos com William Gomes, após uma falha de Marlon Freitas. Contudo, Gregore, nos acréscimos, roubou a bola de Jandrei e Santi Longo para marcar o gol decisivo, encerrando o jogo em 2 a 1 e garantindo o tricampeonato do Botafogo.

Feito raro no futebol brasileiro

Ao conquistar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro no mesmo ano, o Botafogo se junta a um seleto grupo: o Santos de Pelé, em 1962 e 1963, e o Flamengo, em 2019, são os únicos clubes a alcançarem tal feito na história do futebol brasileiro.

Próximos desafios e festa garantida

Agora, o foco do Botafogo se volta para a Copa Intercontinental, onde enfrentará o Pachuca, do México, na próxima quarta-feira, em Doha, pelas quartas de final. Com o título brasileiro, a equipe também garantiu vaga na Supercopa do Brasil 2025, contra o Flamengo, em fevereiro.

Craque 

Camisa 7 e símbolo da equipe, Luiz Henrique foi eleito o melhor jogador do Brasileirão, imortalizando ainda mais o número que marcou a história de Garrincha no Botafogo.

O tricampeonato brasileiro e a inédita conquista da Libertadores consolidam 2024 como um dos anos mais gloriosos da história do Botafogo.

Wscom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *