GeralNewsParaíba

Black Friday: Procon-PB autua 18 estabelecimentos em João Pessoa, Campina Grande e Guarabira

O Procon da Paraíba autuou, nesta sexta-feira (24), 18 estabelecimentos comerciais por apresentarem irregularidades referente à promoção da Black Friday. Conforme apurado pelo ClickPB, a fiscalização vem acontecendo de forma intensa desde a semana passada e as autuações ocorreram em João Pessoa, Campina Grande e Guarabira. As fiscalizações da autarquia encerraram às 17h30.

Ao ClickPB, a gerente de Fiscalização do Procon-PB, Marina Cabral, informou que, somente nesta sexta-feira (24), foram visitados 23 estabelecimentos nas três cidades paraibanas. De acordo com ela, desde a semana passada que as fiscalizações foram intensificadas. No total, 100 lojas foram fiscalizadas durante esse período. “Nós, do Procon Estadual, ficamos divididos em cinco equipes. Sendo duas no interior da Paraíba, três na capital, e uma na sede, nas visitas virtuais.”

Em João Pessoa, foram registradas nove autuações; em Campina Grande, cinco, e duas em Guarabira. Além disso, duas lojas virtuais também foram notificadas por irregularidades durante a Black Friday nesta sexta-feira (24). Na quinta-feira (23) foram registradas 41 autuações, 34 constatações, duas notificações e um relatório de visita.

“As maiores irregulares que encontramos foram: as empresas não possuíam a listagem com os preços, produtos e quantidades; não tinham as notas dos últimos 90 dias; faziam exigência de parcela mínima para compra parcelada no cartão de crédito; não apresentavam as formas de pagamento para o consumidor e não tinham na vitrine o preço, apenas o percentual de desconto,” destacou Marina Cabral ao ClickPB. 

Marina explicou ao ClickPB que as empresas autuadas não foram multadas de imediato. “A Fiscalização primeiro faz um auto de infração, quando se constata alguma irregularidade. Depois disso, a empresa tem um prazo para se defender e segue para a assessoria jurídica do Procon-PB analisar se vai multar ou não”, destacou. 

O consumidor deve denunciar através do WhatsApp (83) 9863-5284, do número 151, pelo site www.procon.pb.gov.br, nas redes sociais Instagram,  Facebook e também presencialmente na sede do Procon-PB, sem a necessidade de agendamento prévio. 

Como noticiou o ClickPB, o Procon-PB divulgou uma lista de sites suspeitos com base em estudos realizados no Procon-SP. Essa lista é uma ferramenta valiosa para evitar possíveis armadilhas durante a Black Friday. A intenção é alertar a população sobre plataformas que foram notificadas, não responderam, ou apresentaram irregularidades, proporcionando uma compra online mais segura e confiável. Pode ser acessado através do link sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Click PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.